Cerimônia do Chá e Seu Fundador Episódio 1 15/04/2021 4:51
Olá Meu nome é Iumi e vou falar sobre o Chadô ou Caminho do Chá. Mas eu sei tomar chá para que vou falar sobre Isso?
Sen Rikyu nasceu em 1522 em Sakai no Japão e Ele acreditava que você poderia encontrar o conforto espiritual não com pensamentos complicados e fazendo grandes obras, mas fazendo coisas simples, como por exemplo Tomando Chá. O Chá era apreciado no Japão desde o Século Nove, importado da China. Era considerado Saudável, Calmante e Espiritual.
O Japão da época de Rikyu era voltado para a Imagem e para o Dinheiro. Em oposição a isso, Rikyu valorizou a simplicidade e a austeridade. As pessoas ricas construíam casas elaboradas e organizavam festas grandiosas para tomar Chá.
Rikyu criou pequenas salas de chá de 2 metros quadrados e com a porta de entrada com apenas 60 cm de altura para que mesmo a pessoa mais poderosa do planeta precisasse se abaixar para entrar na sala e demonstrar Humildade. Cada vez que vou à escola de chá observo a porta para me lembrar que quanto mais sei, menos sei.
Rikyu partiu de um ato simples, considerado rotineiro no Ocidente que é o de tomar chá e o imbuiu de uma solenidade e um profundo significado como uma Missa católica. Todos os movimentos da Cerimônia do Chá transmitem a importância da Humildade, o Respeito à Natureza e a importância de compreender a transitoriedade da Existência. Valorizar o Momento Presente, pois o Passado já foi e o Futuro ninguém sabe o que pode acontecer.
Isto nos abre a possiblidade de muitas ações do cotidiano serem transformadas em atos Importantes e Significativos em Nossas Vidas. Agora em tempos de Pandemia, não podemos mais Comemorar e Celebrar, então transforme um Jantar em uma pequena Festa.
Resumindo Rikyu criou 3 ideias
1- O Chá é um Caminho - Toda Grande caminhada começa sempre com o Primeiro Passo. Mesmo que você queira ir de São Paulo ao Rio de Janeiro, precisa dar um primeiro passo. Eu por exemplo preciso fazer a declaração do imposto de renda e estou aqui com uma baita preguiça, mas pensei hoje vou baixar o programa, amanhã vou baixar os informes dos bancos, e assim por diante.
2 – Valorize o Momento Presente. Ganhou um presente? Use, não guarde para uma ocasião especial – todas as ocasiões são especiais. Antes eu ficava economizando perfume. Daí vencia e perdia o aroma. Passei a usar tudo, as pessoas viam que eu gostava de perfume e me davam de presente.
3 – Faça dos momentos simples, ocasiões especiais.
Ontem foi meu aniversário de casamento, mas não podemos ir a restaurantes e fazer viagens, então comprei uma sobremesa especial e comemos à luz de velas.
Hoje, eu e o Su fomos almoçar e pedimos um almoço em um restaurante de um amigo e comemos aqui na empresa mesmo. Mesmo sendo um almoço simples, pedimos uma comida diferente e ficamos conversando, foi muito melhor que cada um comer sozinho.
E você o que fez de especial hoje? Coloque nos comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário