sexta-feira

Como foi a minha iniciação na Cerimônia do Chá



A casa da minha avó Soho Takeda tinha duas partes, uma ocidental e outra oriental. Sempre que eu ia lá ela me deixava  brincar com os hishaku (conchas) enchendo e esvaziando os chawans (tigelas) de água e molhava todo o meu vestido e minha avó ficava louca tentando secar minha roupa antes que minha mãe chegasse para me buscar e visse toda aquela bagunça.

Em 1973, com 6 anos houve uma exposição no Anhembi sobre o Japão e eu me apresentei fazendo uma Cerimônia do Chá. Foi uma coincidência pois, conforme manda a tradição, deve-se começar a cerimônia do chá aos 6 anos no sexto dia do sexto mês.

http://mueap.com.br/site/eventos-ver.php?t=1&a=73&c=67

A 5ª Feira Industrial Japonesa aconteceu de 26 de março a 8 de abril de 1973 no Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, organizada pela JETRO - Japan External Trade Organization - órgão oficial do Ministério da Indústria e Comércio Exterior do Japão - que gastou cerca de US$ 2 milhões na promoção da feira.

O evento contou com 317 estandes, sendo 270 de grandes indústrias e 105 de pequenas e médias empresas, além de entidades oficiais, que ocuparam 15 mil m².

Considerada a maior mostra industrial japonesa fora do Japão, o evento recebeu  300 mil visitantes, que também participaram do Simpósio Tecnológico e Econômico Brasil-Japão e  de seminário sobre a economia brasileira.

Na ocasião, o governo estadual recebeu os expositores japoneses e organizou visitas a diversos locais, para que os empresários conhecessem as oportunidades de investimento no estado de São Paulo. Participaram das caravanas cerca de 300 empresários japoneses, além de 200 integrantes de missões econômicas.

Entre os produtos expostos, computadores, modelos de petroleiros, sistemas de telefonia com imagens transmitidas por TV, aparelhos eletroeletrônicos, aparelhos óticos e científicos de precisão e diversas máquinas e equipamentos industriais, no valor de US$ 4 milhões. Vários bancos japoneses e brasileiros estavam presentes para atender os expositores e demais frequentadores.

Além da área comercial, a feira apresentou uma seção recreativa, com estandes de esportes (judô, karatê, kendô), teatro (dança e música, folclore de Okinawa, taikô e órgão eletrônico), cinema (filmes inéditos no Brasil), cultura (cerimônia do chá, ikebana), desfile de modas e espetáculo de fogos de artifício.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

A 5ª Feira Industrial Japonesa aconteceu de 26 de março a 8 de abril de 1973 no Pavilhão de Exposições do Anhembi Parque, organizada pela JETRO - Japan External Trade Organization - órgão oficial do Ministério da Indústria e Comércio Exterior do Japão - que gastou cerca de US$ 2 milhões na promoção da feira.

O evento contou com 317 estandes, sendo 270 de grandes indústrias e 105 de p

A partir daí passei a ter aulas da Cerimônia do Chá na casa dela ou às Sextas-feiras no Centro Chado Urasenke no Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa). Gostava especialmente do Kaguetsu, onde ocorre um sorteio para decidir quem faz o chá e quem toma o chá alternando entre 5 pessoas.

Na comemoração dos 50 anos de Cerimônia do Chá na América Latina  (1954-2004) descobri que a Primeira Cerimônia do Chá no Brasil foi feita na casa de meus avós, Sonan e Soho Takeda, pelo Sen Soshitsu, onde eu molhava os vestidos.


Meu nome é Iumi Takeda. Sou Engenheira, tenho 49 anos e praticante da Cerimônia do Chá desde 1973.  A Cerimônia do Chá foi desenvolvida como a conhecemos hoje por Sen no Rikkyu (1522 - 1591), o fundador de nossa escola.

A Cerimônia do Chá é o ato de compartilhar uma tigela de chá, em que participam o anfitrião e o convidado seguindo os princípois de Wa (Harmonia), Kei (Respeito), Sei (Pureza) e Jaku (Tranquilidade).

A Cerimônia do Chá envolve o Chá, o Ikebana (arranjo de flores), a arquitetura (a casa de chá), o vestuário (kimono), a caligrafia, a culinária , a cerâmica, mas mais importante que tudo a Cortesia: seu ideal é: "Ichigo, Ichie" ou "Um momento, um encontro" - ou seja devemos aproveitar o momento presente. Importante lembrar que o Presente tem 2 significados na língua portuguesa: Momento atual e Dádiva, pois ele nao irá mais se repetir.

Este ideal compartilha do ideal de Heráclito de Éfeso: " Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio...pois na segunda vez o rio já não é o mesmo,
nem tão pouco o homem!"

#Cerimoniadocha #chado #caminhodocha #sohotakeda #soiutakeda


Nenhum comentário: