quarta-feira

O Chado nao tem fim = Curso Cerimonia do Cha nao tem fim

Interessante observar que Dô significa Caminho, mas tambem pode ser Curso e a palavra Curso pode ser aulas ou caminho.

O aprendizado de uma tecnica aliado ao continuo aperfeicoamento eh o Do - caminho. Esta palavra eh composta por dois radicais, dentre eles o chamado Kubi, que significa pescoco, ou seja percorrer o caminho implica em arriscar o pescoco ou empenhar a vida e seguir adiante.

O caminho em chines seria o Tao. Em japones, Do. Em portugues podemos usar o termo Curso. O curso eh um processo de aprendizagem e de transformacao da pessoa.

Recebendo o Chamei

 
Após 20 anos de prática, percorrendo o Caminho do Cha ou o Chado, recebi um diploma do Japão. Pedi à minha professora, Soho Takeda, que lesse para mim e dizia:

"Parabens por ter chegado ate aqui, mas voce precisa saber que nao sabe nada e todo dia esta aprendendo."

E eu com minha cabeça ocidental perguntei à minha professora: " Eu nao sei nada? E você que ja pratica a Cerimonia do Cha ha 40 anos de também nao sabe nada?" Ela respondeu que nao, que todo dia esta aprendendo.

Eu pensei q aqui no Ocidente a gente estuda, se forma no primeiro grau, segundo grau, faculdade, mestrado, doutorado, livre docencia, mas um dia acaba. Na Cerimonia do Cha, como na vida, nao. O Caminho do Cha nunca termina.

 Chitosebon

Hoje tive aula de Chitosebon. Este otemae é relativamente novo, pois foi desenvolvido pela esposa do XIV Grao Mestre, Tantansai que viveu entre 1893 e 1964. Isso quer dizer que novos otemaes podem ser criados, fazendo com que a Cerimonia do Cha permaneca viva e se desenvolvendo sempre

Nenhum comentário: