domingo

Cerimonia do Cha - Sotanki 2010 Cerimonia de Encerramento Centro de Chado Urasenke do Brasil

Sotanki - Cerimônia do Chá - Gratuita

Sotanki 2010 - Cerimônia do Chá - Gratuita

Sotanki é a Cerimônia para comemorar o falecimento do Sotan, neto de Sen Rikkyu.

Dia 04 de dezembro de 2010 (Sábado) das 11h às 16h houve apresentação gratuita da Cerimônia de Chá na Casa de Cultura Japonesa na Universidade de São Paulo. Esta é mais simples e gratuita.

Dia 28 de novembro de 2010 (Domingo) das 11h as 16h tivemos apresentação da Cerimônia de Chá com Almoço na Liberdade, R$ 80, Vagas Limitadas. Maiores informações e convites 5571-3117.
O valor inclui almoço (Kaiseki), chá forte e chá fraco.

A palavra Kaiseki é composta por 2 ideogramas Kai = Pedra e Seki = Quente. Quando os monges estavam meditando não havia tempo para preparar comida, então eles pegavam uma pedra da fogueira e colocavam sob a roupa no estômago para aquecê-lo.

O Kaiseki vem do nome dado a uma pedra aquecida que os monges Zen usavam para aliviar o estômago das dores causadas pela fome ou pelo frio. Desde então passou a significar uma pequena refeição, suficiente apenas para satisfazer a fome.
Depois de compartilhar a refeição os convidados são servidos de um doce e do chá forte. Após isso serve-se o chá fraco.
O Otemae, preparo do chá, consiste de 3 partes:
- Purificacao dos utensílios
- Preparo do chá
- Limpeza dos utensílios.
Deve ser realizado em silêncio, ou só falando amenidades. A mensagem é enviada pelos utensílios, kakemono, flores.

Sotanki 2009

Dia 28 de novembro de 2009 (Sábado) das 11h às 16h tivemos apresentação gratuita da Cerimônia de Chá na Casa de Cultura Japonesa na Universidade de São Paulo.

Dia 22 de novembro de 2009 (Domingo) das 11h as 16h tivemos apresentação da Cerimônia de Chá com Almoço na Liberdade, R$ 70, Vagas Limitadas. Maiores informações e convites 5571-3117.

Um comentário:

Marcia disse...

Eu vou.. e tb no Hatsugama!