terça-feira

Tanabata Matsuri - Festival das Estrelas

37º FESTIVAL TANABATA MATSURI 2015 – dias 4 e 5 de julho de 2015, na Praça da Liberdade, Ruas Galvão Bueno e Estudantes, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

 O EVENTO É GRATUITO. 




O dia do Encontro das Estrelas na verdade eh no 7o dia do 7o mes ou seja 7 de julho.


  
O Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas, ocorrerá nos dias 4 e 5 de julho de 2015. No Sábado das 10h00 às 19h00 e no Domingo das 10h00 às 18h00.

QUAL É O SIGNIFICADO DO FESTIVAL DAS ESTRELAS?

Uma lenda japonesa conta a origem do Tanabata Matsuri, Festival das Estrelas.

Há muito tempo, de acordo com uma antiga lenda, morava próximo da Via-Láctea, uma linda princesa chamada Orihime, a "Princesa Tecelã".

Certo dia Tentei, o "Senhor Celestial", pai da moça, apresentou-lhe um jovem e belo rapaz, Kengyu, o "Pastor do Gado" (também nomeado Hikoboshi), acreditando que este fosse o par ideal para ela.

Os dois se apaixonaram fulminantemente. A partir de então, a vida de ambos girava apenas em torno do belo romance, deixando de lado suas tarefas e obrigações diárias.

Indignado com a falta de responsabilidade do jovem casal, o pai de Orihime decidiu separar os dois, obrigando-os a morar em lados opostos da Via-Láctea.

A separação trouxe muito sofrimento e tristeza para Orihime.

Sentindo o pesar de sua filha, seu pai resolveu permitir que o jovem casal se encontrasse, porém, somente uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem sua ordem de atender todos os pedidos vindos da Terra nesta data.

Na mitologia japonesa, este casal é representada por estrelas situadas em lados opostos da galáxia, que realmente só são vistas juntas uma vez por ano: Vega (Orihime) e Altair (Kengyu).



O festival teve início há mais de 1.150 anos, na Corte Imperial, e a data tornou-se feriado nacional em 1603.


No Brasil, o Festival das Estrelas / Tanabata Matsuri é realizado desde 1979 pela ACAL – Associação Cultural e Assistencial da Liberdade e pela Associação da Província de Miyagi, na praça da Liberdade, em São Paulo, sempre no mês de julho. No Japão, o festival de Tanabata é realizado em várias cidades, mas o de Miyagui é o mais tradicional. Lá se realiza em agosto, para aproveitar as férias de verão das escolas.



No Tanabata, as ruas do bairro e a praça da Liberdade são decoradas com grandes ramos de bambu que recebem a ornamentação de enfeites coloridos de papel que simbolizam as estrelas. Nesses bambus são pendurados os tanzaku, pequenos pedaços também coloridos de papel onde as pessoas colocam seus pedidos.



Cada um dos tanzakus tem uma cor distinta com os seguintes temas:

Amarelo - Dinheiro
Azul - Proteção
Branco - Paz
Rosa - Amor
Verde - Esperança
Vermelho - Paixão

Shows de cantores, taikô, dança folclórica e variedades fazem parte das atrações do Tanabata Matsuri, que é a principal atividade anual do bairro.

Fonte www.culturajaponesa.com.br

#Cerimoniadocha #Chado #Festivaldasestrelas #Caminhodocha #Tanabatamatsuri

Nenhum comentário: