quarta-feira

Livro Do - a Essencia da Cultura Japonesa



O aprendizado de uma tecnica aliado ao continuo aperfeicoamento eh o Do - caminho. Esta palavra eh composta por dois radicais, dentre eles o chamado Kubi, que significa pescoco, ou seja percorrer o caminho implica em arriscar o pescoco ou empenhar a vida e seguir adiante.

O caminho em chines seria o Tao. Em japones, Do. Em portugues podemos usar o termo curso. O curso eh um processo de aprendizagem e de transformacao da pessoa.

Para isso pratica-se os Otemae (procedimentos) e utiliza-se alguns utensilios.

Natsume

O Natsume eh um recipiente que se coloca cha verde em po, usado na cerimonia do cha fraco. Sua denominacao se origina na semelhanca de seu formato com o fruto da Tamareira (em japones, natsume).

O Natsume de tamanho medio foi criado por Rikkyu (Rikkyu gata chunastume). Em laca preta, combina perfeitamente com qualquer outro utensilio, sem perder a elegancia.

Dô - A Essência da Cultura Japonesa

O Livro Do A Essencia da Cultura Japonesa aborda 7 artes da Cultura Japonesa: Chado – Cerimonia do Chá, Kado – Ikebana, Shodo – Caligrafia, Nô – Teatro Nô, Kodo – Fragrância, Uta no Michi – Poesia e Budo – Artes marciais. A palavra Do significa Caminho e é uma palavra composta de 2 radicais, dentre eles o kubi, que significa pescoço, ou seja, percorrer o caminho significa “arriscar o pescoço” ou dedicar a vida e seguir adiante. Lao-tsé considerava o Dô como a origem do universo. O livro define cada um das 7 caminhos ou artes com histórico e suas correntes no Brasil e no Japão.
Papel Couche
Bilíngue Japonês e Português. Ricamente ilustrado. (4 cores)
Autor: Centro de Chado Urasenke do Brasil (diversos)
 Páginas: 125
 Tel: (11) 5571-3117
Capa dura

#Cerimoniadocha #Chado #ikebana #Caminhodocha #Livrocerimoniadocha

Nenhum comentário: