quinta-feira

Kaiseki Refeicao tradicional japonesa


Kaiseki é uma refeição tradicional japonesa. Os ideogramas que compoem a palavra Kaiseki sao Kai = quente e Seki = Pedra vem do nome dado a uma pedra aquecida que os monges Zen usavam para aliviar o estomago das dores causadas pela fome ou pelo frio. Desde entao passou a significar uma pequena refeicao, suficiente apenas para satisfazer a fome. O convidado parecia nao apenas o sabor do alimento, mas tambem a maneira pela qual ele eh apresentado. A comida deve ser saboreada com olhos, com a lingua e com o coracao.

Existem dois tipos de kaiseki: um conjunto de pratos que compõem o sumptuoso jantar em banquetes
e o segundo, refeição servida em uma cerimônia de chá. Esta última é referida como o "cha-kaiseki" .

Uma elegância especial nas composições de pratos saiu da arte ikebana. Kaiseki é a personificação da culinária japonesa e a filosofia washoku. Washoku tem base em um conjunto de habilidades, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a produção, processamento, cozinhar e comer comida. Washoku seria comer com harmonia.

Kaiseki é preparado considerando a contemplação do pratos, os utensílios, o sabor dos ingredientes, o menu e o tempo que passamos juntos. A cozinha Kaiseki está intimamente ligada com as estações do ano. Se olharmos para a história da cultura de comida japonesa, podemos ver que em tempos antigos as pessoas comeram principalmente elementos da natureza: montanha, ervas e frutos do mar.

Na idade de Heian (794-1185 d.C.) formaram as maneiras de comer e um sistema de ichi-ju San Sai: uma sopa e três pratos, um cru (namasu), um assado (yakimono) e um cozido (nimono). Este sistema constitui a base da moderna culinaria washoku.

Nenhum comentário: