segunda-feira

Cerimonia do Cha - Sotanki Cerimonia de Encerramento Centro de Chado Urasenke do Brasil


Sotanki é a Cerimônia para Homenagear Sen Sotan, neto de Sen Rikyu (1522-1591) que é o fundador de nossa escola e iniciou a pratica de Chá como conhecemos hoje.

11h Cerimônia do chá para Sotan

11h30 Entrega dos Diplomas

12h Demonstração de Kaguetsu, Chaseki (pequeno almoço), Koichá (Chá forte) e Usuchá (Chá fraco)
A palavra Kaiseki é composta por 2 ideogramas Kai = Pedra e Seki = Quente. Quando os monges estavam meditando não havia tempo para preparar comida, então eles pegavam uma pedra da fogueira e colocavam sob a roupa no estômago para aquecê-lo.

O Kaiseki vem do nome dado a uma pedra aquecida que os monges Zen usavam para aliviar o estômago das dores causadas pela fome ou pelo frio. Desde então passou a significar uma pequena refeição, suficiente apenas para satisfazer a fome.
Depois de compartilhar a refeição os convidados são servidos de um doce e do chá forte. Após isso serve-se o chá fraco.
O Otemae, preparo do chá, consiste de 3 partes:
- Purificacao dos utensílios
- Preparo do chá
- Limpeza dos utensílios.
Deve ser realizado em silêncio, ou só falando amenidades. A mensagem é enviada pelos utensílios, kakemono, flores.


Após a morte de Sen Rikyu, seus ensinamentos foram transmitidos aos seus descendentes e discípulos. Sen Shoan (1546-1614), genro de Sen Rikyu foi reconhecido como seu sucessor. O filho dele e neto de Rikkyu Sen Sotan (1576-1658) sucedeu seu pai e tornou-se a 3a geracao. Sotan teve quatro filhos. Os 2 mais velhos morreram ainda criancas. Quando seu filho cacula Sen Soshitsu (1622-1677) atingiu os vinte anos, Sotan retirou-se para o fundo da propriedade criando a escola Urasenke e  Sen Sosa (1619-1673) ficou com a frente da propriedade fundando a escola Omotesenke. Depois um dos filhos mais velhos Soshu (1593-1675), retornou à propriedade localizada na rua Mushanokoji para fazer a 3a das 3 escolas de tradicao chamada Mushanokojisenke. Essas escolas continuam em atividade até hoje em Kyoto.

Sotan construiu nos fundos da propriedade a sala de 8 tatamis, a sala de 4 tatamis e meio e a sala de 1 tatami e 3/4 e sao os padroes para todas as salas de cha do mundo.

Num tranquilo e velho bairro de Kyoto, capital cultural do japão a escola Urasenke da família Sen existe já há quatro séculos. As mais antigas salas de chá foram originalmente construídas pela terceira geração da família, Sen Sotan, neto do Rikyu. Esse complexo de salas de chá e jardins foi tombado como Patrimônio Cultural Importante pelo governo japonês em razão de sua relevância cultural na história e na arte japonesas. É onde o espiríto de Sen Rikyu permanece, é a casa da Urasenke e o coração do Chado para milhões de pessoas que estudam e praticam como ensinado pela Urasenke ao redor do mundo.
 
Desde a época do Rikyu, seus descendentes continuaram levando esse legado para as novas gerações. Cada herdeiro também acrescentou algo, sucessivamente de tal maneira que a Cerimonia do Cha permanece viva e com sentido nos tempos atuais, oferecendo um eficiente caminho para enriquecimento cultural e autodesenvolvimento, e uma fórmula atemporal para compartilhar um bonito momento graças ao chá.


1 Rikyū Sōeki (1522-91) 利休 宗易 Hōsensai 抛筌斎
2 Shōan Sōjun (1546-1614) 少庵 宗淳
3 Genpaku Sōtan (1578-1658) 元伯 宗旦 Totsutotsusai 咄々斎

3 comentários:

Unknown disse...

Iumi, vamos? :)

Unknown disse...

Você já tem informações sobre o HATSUGAMA 2011??

Iumi disse...

Vamos ao Sotanki, sim. já temos preço, será R$ 80, com almoço (Kaiseki), Chá forte e chá fraco incluso no Bunkyo. Se você quiser eu vou te buscar às 11h no dia 28/11 domingo na sua casa.

Com relação ao Hatsugama deve ser no dia 09 de janeiro de 2011, por aproximadamente R$ 180.